Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

A BUSCA PELA PERFEIÇÃO

Compartilhar é se importar!

Quem não gosta de se sentir bonito e atraente? A busca pela beleza é importante e ajuda a manter a auto-estima elevada. O problema é quando essa busca passa a ser uma obsessão e faz com a pessoa ignore os limites do corpo para conquistar uma beleza perfeita.

O que antes era comum somente entre mulheres, agora também faz parte do dia a dia dos homens. A vaidade também fez a cabeça dos homens que passaram a se preocupar mais com o corpo, pele e cabelos.

Para alcançar os resultados desejados, homens e mulheres não dedicam seu tempo somente para exercícios físicos e uma alimentação saudável, grande parte deles recorrendo tambem a procedimentos estéticos e cirurgias plásticas para atingir o objetivo desejado de forma rápida. Segundo o cirurgião plástico Alderson Luiz Pacheco, apesar de as mulheres ainda liderarem o número de procedimentos estéticos, o número de homens que aderiram a eles tem aumentado constantemente. “Muito desse comportamento é devido à mudança da mentalidade da sociedade, e principalmente, dos próprios homens que passaram a assumir a vaidade, sem medo de enfrentar preconceitos”, comenta o médico.

E, de acordo com o especialista, o número de homens que buscam esses procedimentos aumenta a cada ano. Segundo levantamento feito pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), nos últimos cinco anos subiu de 5% para 30% a quantidade de pacientes do sexo masculino que se submetem a cirurgias estéticas.

Para o médico, a cirurgia plástica é um procedimento que pode ser feito por pessoas de todas as idades. E, segundo ele, hoje existem métodos capazes de corrigir quase todos os incômodos estéticos. “Tenho pacientes com idades entre 15 e 70 anos e cada faixa etária é mais adepta a determinados tipos de cirurgia. Por exemplo, dos 15 aos 20, a mais procurada entre homens é a ginecomastia, ou seja, a redução de mama. Já dos 20 aos 30 é a lipoaspiração. Dos 30 aos 40 anos as mais procuradas são as cirurgias de pálpebras, nariz e semblante em geral. E, a partir dos 45, dificilmente os pacientes realizam cirurgias no corpo, somente na face”, explica Alderson.

Segundo o especialista, outro fator que tem contribuído para o aumento da procura pelas cirurgias por homens é que a medicina está proporcionando cada dia mais segurança aos pacientes. “Cada vez mais as cirurgias são mais seguras, rápidas e proporcionam menos dor, além de garantirem mais sucesso na conquista do resultado desejado, ressalta.

Cuidados importantes antes das cirurgias

Assim como qualquer outro procedimento médico, as cirurgias estéticas também oferecem riscos à saúde, mas, segundo o especialista, é possível minimizar-se as chances de problemas com uma boa pesquisa sobre o médico escolhido e o local onde será realizado o procedimento.

“A relação médico-paciente é muito importante, pois, de nada adianta o paciente se consultar com um médico com quem não simpatiza, não sente confiança ou que não seja capaz de esclarecer todas suas dúvidas. Essa é a nossa função: responder a todas as questões e deixar claro todos os riscos que a cirurgia envolve, além de orientar sobre todas as medidas que devem ser tomadas no pré e pós operatório”, afirma Alderson.

Para a escolha do médico é importante observar alguns pontos como: se ele é membro da SBCP; se foi treinado na área de plástica; quantos anos de treinamento em cirurgia plástica ele apresenta; em quais hospitais ou clínicas atua ou já atuou; quantos procedimentos do tipo já realizou na carreira; como será feita a cirurgia e onde; quais os riscos; e como ele costuma contornar eventuais complicações.

Após esses procedimentos, o médico deverá fazer uma avaliação sobre o estado de saúde do paciente. Para isso, é importante que seja informado sobre todas as doenças existentes ou que já existiram, cirurgias já realizadas, se tem alergia a algum medicamento, quais remédios toma, se fuma ou utiliza outras substâncias químicas entre outros. São essas informações que irão auxiliar a equipe médica na definição dos exames pré-operatórios e na própria cirurgia.

Cada vez mais homens e mulheres se entregam a ditadura da beleza e realizam procedimentos que prometem deixar os seus corpos perfeitos

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

A revista Nova Família caracteriza-se por uma linha editorial independente que leva ao leitor matérias, artigos e colunas com informações que provocam a reflexão e a visão além dos fatos. A revista traz os aspectos mais relevantes de hoje e os coloca em discussão através de profissionais e especialistas.

TRADUZIR SITE
ENVIAR MENSAGEM
FALE CONOSCO PELO WHATSAPP
Olá como podemos te ajudar?