5 Dicas de alimentação para estudantes

jovem estudante

5 Dicas de alimentação para estudantes

5 Dicas de alimentação para estudantes. Além de ser forte aliada na prevenção e combate de inúmeras doenças, uma alimentação saudável também ajuda a melhorar nossa capacidade de concentração, memória, criatividade e disposição, fatores essenciais na rotina de estudos para jovens em fase pré-vestibular.

Com objetivo de ajudar os estudantes que estão se preparando para a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e demais vestibulares, Jessica Santos, nutricionista da Superbom, lista cinco dicas de alimentação:

NADA DE BEBIDAS ENERGÉTICAS

Café e demais bebidas ricas em cafeína apesar de espantarem o sono, aumentam a ansiedade, o que pode ser prejudicial para estudantes que já estão sob a tensão pré-vestibular e deixá-los mais agitados.

“O melhor é evitar o consumo dessas bebidas, principalmente à noite para não atrapalhar o sono”, indica.

ESQUEÇA LANCHES PESADOS E FRITURAS

Alimentos ricos em gorduras trans, como frituras, produzem a sensação de sonolência e deixam o metabolismo mais lento.

Tanto durante a rotina de estudos quanto no dia prova é essencial manter distância desses alimentos para ter mais disposição.

Uma ótima alternativa é fazer lanches com carnes 100% plant based, que são nutritivas e não pesam no estômago.

BOAS REFEIÇÕES ANTES DA PROVA

Na manhã da realização do teste, é importante tomar um bom café da manhã com cereais integrais, frutas (_in natura_ ou sucos) e gorduras boas que podem ser encontradas em oleaginosas, por exemplo.

A combinação desses alimentos se torna uma ótima fonte de energia.

DURANTE A PROVA

A especialista explica que para se manter hidratado e bem disposto na realização de todo o teste, o estudante pode levar água, sucos integrais e frutas práticas de comer.

NÃO FICAR SEM COMER

Também não é aconselhável ficar longos períodos sem comer, principalmente no dia da prova, porque pode causar fraqueza e queda de pressão.

“Os nutrientes são responsáveis também pelo bom funcionamento do cérebro”.

Logo o vestibulando precisa se alimentar bem para manter a capacidade de raciocínio lógico e o maior nível de concentração possível, conclui.

Por Redação

COMUNIDADE DE COLUNISTAS

Para saber mais sobre o colunista da matéria, clique aqui.

Compartilhe esse post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no print
Compartilhar no email

Veja os últimos posts

Antifrágil

Antifrágil. Vivemos no mundo VUCA com quatro características: volatilidade, incerteza, complexidade e ambiguidade. Você já deve ter observado que tudo mudou e a essa altura

Continuar Lendo »