Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

A Quinta do Caranguejo : Uma tradição gastronômica mantida em Fortaleza

Compartilhar é se importar!

Mesmo em meio à pandemia, quinta-feira é dia de saborear o fruto do mar em diversos restaurantes dessa bela capital do Nordeste brasileiro.

Barraca Chico do Caranguejo na Praia do Futuro (CE)

Por Mozarly Almeida

As mesas, com até cinco seis pessoas, são distribuídas em diversos pontos gastronômicos observando-se a distância regulamentar para conter o avanço da Covid-19. E tem quem use máscara até a chegada de belos e saborosos pratos com o fruto do mar. Mas o fato é que essa tradição nas noites de quinta-feira na capital cearense vem sendo mantida, na orla ou nos diversos bairros da cidade. 

A psicanalista Helena Andrade diz que comer caranguejo com amigas ou pessoas da família costuma ser sua melhor opção de lazer nas quintas-feiras. “Gosto de ir para o Iate Clube, onde é servida uma deliciosa caranguejada”, comenta, explicando que procura chegar antes do fim da tarde para também apreciar o por do sol Cais do Porto de Fortaleza.

Assídua frequentadora de bares e restaurantes da cidade, a estudante universitária do Curso de Pedagogia, Marília Santos, 28 anos, fala que um dos seus pratos preferidos é caranguejo com vinagrete. “Gosto muito de frutos do mar e, frequentemente, eu ia à Praia do futuro comer caranguejo”. Com a pandemia, a universitária tem preferido saborear essa iguaria em pontos gastronômicos mais próximos de casa, sobretudo nas quintas-feiras. “Ainda assim com todo o cuidado, usando sempre máscara e álcool gel, nos momentos necessários e possíveis”, lembra Marília.

Música e lazer

A iguaria também é irresistível para o filósofo e funcionário público aposentado, Gerardo Rocha, e para a professora Odete Torres. O casal costuma apreciar as “Quintas do Caranguejo” na barraca Crocobeach na Praia do Futuro, onde música e descontração completam a noite.

No amplo e belo restaurante Chico do Caranguejo Premium – localizado Rua Antenor Rocha Alexandre, 560, Parque Manibura – a procura por esse fruto do mar é intensa.

E quem vai até lá pode, ainda, curtir músicas regionais ao som do acordeon, popularmente conhecido como sanfona. Conforme a gerente, Lucilene Almeida, o cuidado com o distanciamento das mesas é constante durante a pandemia, assim como o esmero no preparo do tão apreciado prato. “O fruto do mar é trazido para a Fortaleza do Vale do Parnaíba e a importação é suspensa apenas no período do defeso, para garantir a reprodução da espécie”, informa.   

Compartilhar é se importar!

One thought on “A Quinta do Caranguejo : Uma tradição gastronômica mantida em Fortaleza

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

A revista Nova Família caracteriza-se por uma linha editorial independente que leva ao leitor matérias, artigos e colunas com informações que provocam a reflexão e a visão além dos fatos. A revista traz os aspectos mais relevantes de hoje e os coloca em discussão através de profissionais e especialistas.

TRADUZIR SITE
ENVIAR MENSAGEM
FALE CONOSCO PELO WHATSAPP
Olá como podemos te ajudar?