Acredite, seu cérebro precisa de algumas gorduras

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Acredite, seu cérebro precisa de algumas gorduras

Acredite, seu cérebro precisa de algumas gorduras. Assim como um grande vilão dos filmes, a gordura é vista como um alimento completamente maléfico e que costuma assombrar a saúde das pessoas.

Mas, afinal, ela merece a fama que tem? De fato, o consumo desse nutriente em excesso pode trazer problemas para o organismo, mas isso não é diferente de qualquer outro alimento quando ingerido mais que o recomendado. Então, por que essa má fama?

Desconstruindo alguns mitos, Ellen D´Arc, nutricionista da Bio Mundo, explica os benefícios e as melhores formas de se incluir a boa gordura em uma dieta balanceada.

“O que poucos sabem é que os lipídios devem compor de 20 a 30% da nossa alimentação diária, o que vai impactar na qualidade dessa gordura, na realidade, é a origem dela”, explica.

De antemão, é necessário entender que nem toda gordura é igual e se dividem em três grandes grupos: saturadas, trans e insaturadas.

A gordura saturada, presente em carnes gordas e manteiga, deve ser consumida moderadamente, visto que seu excesso aumenta o colesterol ruim (LDL), bem como as chances de doenças cardiovasculares.

Ao passo que a gordura trans é majoritariamente artificial, presente em alimentos industrializados como bolachas, sorvete e salgadinhos e deve ser evitada.

Por fim, a insaturada é necessária para o bom funcionamento do corpo. Proveniente de castanhas, sementes, alguns tipos de peixe e vegetais, é popularmente conhecida como “gordura do bem”, e é capaz de reduzir os níveis de triglicérides e de possibilidade de infarto.

“Além disso, auxiliam na absorção vitaminas lipossolúveis: A, D, E e K, já que essas são lipossolúveis. Também armazenam energia, protegem os órgãos internos, liberaram ácidos graxos, sais biliares e produzem hormônios” enfatiza a nutricionista, que selecionou alimentos para incluí-las nas refeições corretamente.

PARA NUTRIR AS MANHÃS

Apesar de parecer improvável, é possível incluir as “gorduras do bem” logo no café da manhã incluindo alimentos como abacate, iogurtes e linhaça.

Extremamente saudáveis e saborosos, podem ser combinados entre si e com outras comidas, possibilitando a criação de diversas receitas.

AS MELHORES OPÇÕES PARA O ALMOÇO E JANTAR

Salmão, sardinha, trutas, azeite de oliva e carnes vermelhas magras podem compor o menu de refeições maiores.

“Uma outra dica é procurar não acrescentar outras gorduras no preparo desses alimentos. Assados e grelhadas são sempre uma boa pedida”, aconselha a nutricionista.

Incremente sua salada com sementes de girassol e tempere com azeite de oliva extra virgem, vinagre de maçã e gotas de limão.

DEU FOME À TARDE?

E até como “snack” as gorduras insaturadas são as queridinhas dos nutricionistas.

Capazes de promover a saciedade, são indicados para os intervalos entre as refeições alimentos como mix de castanhas:

  • castanha-do-pará, castanha de caju, amêndoas, nozes, semente de girassol, de linhaça e até chia.

“Quando introduzida de maneira correta, as boas gorduras auxiliam até no processo de emagrecimento”, conclui a especialista.

Por Redação

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