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Black Friday : Atenção as tentativas de golpe on-line

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Faça uma lista do que realmente lhe faz falta. Entrar num loja ou num site durante a Black Friday é um apelo ao consumo.

Cuidados devem ser redobrados no período da Black Friday (foto: Pixabay)

Fazer compras virtuais está cada vez mais comum na rotina dos brasileiros, e as tentativas de fraude no chamado e-commerce vêm crescendo ao longo do tempo. O alerta é ainda maior na época de Black Friday. De acordo com a ClearSale, empresa especializada em soluções antifraude, os golpes devem crescer 52% neste período de grande descontos em 2021. 

A pesquisa aponta que, em quantidade de tentativas, em 2020 houve 22.467 pedidos fraudulentos, sendo 9.822 no dia 26 de novembro, e 12.645 no dia 27.

Já para 2021, a estimativa é que o mercado virtual registre 34.089 pedidos fraudulentos, sendo 14.834 no dia 25 de novembro e 19.255 no dia 26.  Para não cair nesses golpes , confira as medidas indicadas por especialista a seguir. 

“Nosso estudo mostra que as fraudes vão representar de 0,88% dos pedidos no dia 25/11 e 0,50% no dia 26/11. Traduzindo os números, as tentativas de golpe serão altas, mas o aumento exponencial de pedidos regulares faz com que os percentuais sejam baixos em relação ao volume total”, afirma Omar Jarouche, diretor de marketing e soluções.

Como evitar golpes e fraudes em compras on-line

Phishing : cuidado ao informar dados pessoais 

O perito em crimes eletrônicos Wanderson Castilho explica que 97% dos crimes virtuais acontecem com a ajuda dos consumidores. É o caso do phishing, um dos métodos mais usados por hackers, onde a vítima é induzida ao erro. 

No golpe, a vítima recebe diversos links falsos que, em um primeiro momento, parecem convincentes. E  o especialista completa: “E assim, fazendo interações aparentemente comuns para conseguir adquirir uma senha ou uma informação mais detalhada, o hacker consegue efetuar o golpe”. 

Portanto, o consumidor precisa estar atento, principalmente com as promoções e ofertas impulsionadas pela Black Friday. “O cuidado precisa ser redobrado, tanto pelas marcas, que podem ter a sua reputação prejudicada, ou pelos consumidores, que ficam sujeitos a sofrer perdas financeiras irreparáveis”, explica Wanderson Castilho. 

Mantenha-se informado

Segundo o perito, a informação é crucial para evitar que existam mais vítimas. Os consumidores podem ajudar compartilhando informações verídicas com amigos e familiares próximos a ele.

“Por isso, evite clicar e enviar links com promoções suspeitas pelo WhatsApp ou compartilhar em redes sociais. Pesquise o endereço físico ou número de telefone para saber se a empresa realmente existe. E antes de realizar qualquer compra, opte sempre pelo lugar que você conhece, ou que tenha uma boa reputação”, alerta o perito em crimes eletrônicos.

Prefira compras no cartão de crédito 

Vale destacar que muitas vezes sites falsos apresentam preços muito mais baixos para pagamento via boleto. Segundo Omar Jarouche, diretor de Marketing da ClearSale, “nessa forma de pagamento é mais difícil para a vítima pedir o estorno.”

Segundo ele, o cartão de crédito é a forma mais segura para pagamentos on-line. “Além da operadora de crédito ter mecanismos para identificar possíveis fraudes, também é um método que permite que o cliente conteste a cobrança e solicite o reembolso do valor, diferentemente do pagamento por transferência bancária ou boleto.”

Reputação da loja e site confiável 

Omar Jarouche também alerta para a reputação da loja. “Verifique o histórico da loja antes de fazer a compra. A busca é possível tanto no site do Procon, que disponibiliza uma lista das lojas que devem ser evitadas, ou ainda em sites que avaliam as lojas. Caso não existam avaliações da empresa na internet, o recomendado é evitar efetuar a compra e buscar um outro site de confiança.”

Outra questão a se tomar cuidado é se o site tem a sigla ‘https’ no endereço. De acordo com Omar Jarouche, em sites com a sigla, a comunicação é criptografada, o que aumenta a segurança na transmissão dos dados. 

Com Informações : Estado de Minas

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