Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Como atrair pássaros para o seu jardim sem botá-los em risco

Compartilhar é se importar!

Por:

A caça é instintiva, mas você pode adaptar a casa para atrair pássaros e protegê-los das ações instintivas dos seus pets de estimação

Fonte: Banco de imagem

Não culpe os animais por comportamentos instintivos. Acidentes podem ocorrer e os animais não devem ser maltratados por isso. Ao proteger pássaros dentro do nosso quintal, não devemos culpar seus predadores, sejam eles seus pets, sejam os do vizinho. A intenção é dificultar a caça, e não punir os predadores.

Muita gente acredita que os animais caçam porque estão com fome. Isso não é verdade. Mesmo bem alimentados, eles seguem tendo prazer com a caça, é instintivo.

As técnicas para impedir o acesso do predador ao local onde a presa frequenta devem considerar rotas de fuga para os pássaros. Também vale criar situações desconfortáveis, mas não cruéis, para inibir o comportamento de caça em determinado lugar. Gritar, bater, mostrar, conversar com o pet após o episódio não funciona e pode gerar sofrimento e conflito inútil.

Vidros e telas podem evitar que os animais se encontrem. As redes para gatos oferecem uma proteção limitada, pois, eventualmente, algum pássaro pode passar pela rede e entrar no “território” do pet. A solução para esses casos é instalar telas mais fechadas ou partir para os modelos do tipo mosquiteiro.

Alimentadores para pássaros, posicionados em locais altos, que não podem ser escalados pelos gatos, são uma alternativa. Postes lisos ou com um anteparo, a partir de 2 metros de altura, podem ser o suficiente para criar essa proteção.

Arbustos e outros obstáculos visuais podem ser usados pelos pets para se esconderem até o momento do bote. Espaços abertos aumentam muito a chance dos passarinhos notarem a aproximação suspeita dos predadores e se defenderem.

Existem ainda irrigadores que podem ser programados para acionar quando captam algo relativamente grande se aproximando. Regule a abrangência e a força do jato para que cause apenas um pequeno desconforto, mais do que o suficiente para inibir a aproximação sorrateira.

Superfícies desagradáveis também podem desestimular o acesso de um cão ou gato a determinado beiral ou jardim. É importante que o material cause apenas desconforto, que não seja tóxico nem “contamine” presas ou predadores.

Reforço que os animais estão sempre aprendendo, portanto podem desenvolver técnicas para “burlar” suas artimanhas. A solução que pode ser assustadora para um pode não funcionar para outro. Leve o bem-estar de cada animal em consideração.

Informações: Casa e Jardim

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

A revista Nova Família caracteriza-se por uma linha editorial independente que leva ao leitor matérias, artigos e colunas com informações que provocam a reflexão e a visão além dos fatos. A revista traz os aspectos mais relevantes de hoje e os coloca em discussão através de profissionais e especialistas.

TRADUZIR SITE
ENVIAR MENSAGEM
FALE CONOSCO PELO WHATSAPP
Olá como podemos te ajudar?