Ouvir Pausar

Criatividade pode ser o que falta para seu negócio decolar no pós-pandemia

Especialista dá dicas de como exercitar sua criatividade e ter mais sucesso nos negócios

Criatividade pode ser o que falta para seu negócio decolar no pós-pandemia

Hoje, o país conta com mais de 12 milhões de empresários individuais, 294 mil novos negócios dessa natureza foram iniciados somente em julho de 2021, segundo dados do Mapa de Empresas do Governo Federal.

Destacar-se entre todos esses empreendimentos requer, muitas vezes, mais do que um bom preço ou produtos de qualidade. Com a retomada da economia, esperada com a vacinação da maior parte da população, “correr atrás do prejuízo” no pós-pandemia demanda trabalho duro, investimento e criatividade.

“Como anda sua criatividade hoje?” Essa é a primeira pergunta feita pelo especialista em Marketing Digital e Consultor Digital  e CEO da CLIKSS Brasil, Cr.Andrade, ao ser questionado sobre o crescente aumento no número de empresas no país.

Segundo Cr.Andrade, alguns serviços exigem mais criatividade do que outros, mas ela deve estar presente na vida de qualquer profissional ou empresário e precisa ser exercitada.

“A criatividade é um traço mais essencial em certos serviços do que em outros, mas aquele que compreende o poder em exercitá-la, com certeza tem uma vantagem sobre seus concorrentes”, explica o especialista.

Ser notado e fazer sucesso depende de muitos fatores, um deles é a capacidade criativa. A partir dela o empresário comunicará de forma a atrair cada vez mais clientes para seu estabelecimento, seja ele físico ou digital.

“Designers, profissionais de TI e de marketing digital precisam se reinventar o tempo todo, são mudanças nos sistemas, nos hábitos, nas tendências e promover produtos e serviços se torna um desafio diário”, afirma Cr.Andrade.

Como exercitar sua criatividade?

Cr.Andrade dá 5 dicas de como explorar e desafiar sua capacidade criativa:

1.              Ver com outros olhos

Parece fácil, mas ver suas tarefas por outro ângulo é mais complicado do que parece. Comodismo, automaticidade e repetição podem estar corrompendo sua capacidade de criar. Busque vê-las de uma perspectiva diferente.

2.              Foco inverso

Nem sempre se está inspirado para realizar uma tarefa, mas entendendo todos os passos até chegar ao ponto inicial da demanda, pode fazer com que seu olhar para ela seja ampliado, invertendo o foco e indo de trás para frente pode ser uma ótima maneira de enfrentar desafios.

3.              Pesquisas que valem ouro

Fazer pesquisas pode parecer estranho, mas ter em mente outros assuntos pode ajudar a liberar o lado criativo, inspirando-se por meio do distanciamento da tarefa. Pode parecer contraditório, mas muitas vezes esse “olhar” de longe e com mais ideias na cabeça facilita o processo criativo.

4.              Música para relaxar e inspirar

Sim, essa é uma das dicas mais importantes, o que inspira tanto quanto música? Ouça quantas canções forem necessárias durante sua busca criativa. A música ajuda a relaxar, e isso pode desencadear processos criativos importantes. Queria uma desculpa para ouvir sua playlist favorita no serviço? Aí está uma muito boa!

5.              Esquematize tudo

Ter uma ideia de onde começar e para onde ir melhora muito o processo de criação. Seja uma campanha de marketing, edição de vídeos ou produção de conteúdo, ter um esquema rascunhado num caderno facilitará bastante sua vida.