Ouvir Pausar

Dicas para um inverno sustentável

O volume de água nos reservatórios de hidrelétricas do Sudeste e Centro-Oeste está baixo para o mês, apontam dados do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).

Dicas para um inverno sustentável
Banco de imagem

O inverno está chegando e com ele vem sempre a necessidade de usar ainda mais a eletricidade, seja para enfrentar o frio, seja para compensar a luminosidade mais baixa.

Há quem goste e diga que no inverno tudo fica mais aconchegante, e há quem prefira os dias mais quentes. A maioria das pessoas acha mais difícil ser sustentável e contribuir para um meio ambiente sadio nesta época do ano, onde tomamos banhos mais demorados, gastamos mais energia elétrica, é difícil fazer coisas ao ar livre e o consumo aumenta de uma forma significante.

Mas algumas atitudes simples podem nos auxiliares a nos manter aquecidos e seguirmos com a nossa meta de preservar nosso meio ambiente:

  • Use lâmpadas de LED: Elas duram muito mais que as incandescentes e fluorescentes – 16 anos – e consomem menos energia. Caso você não consiga aproveitar a luminosidade natural, a troca das lâmpadas trará uma economia significativa.
  • E lembre-se de apague a luz quando sair do ambiente, fazendo isso, além de economizar energia, você aumenta a vida útil das suas lâmpadas.
  • Feche as janelas: com o vidro e deixe as cortinas abertas, aproveite um pouco a luminosidade do dia.
  • Evite banhos longos :Se cada brasileiro diminuísse em apenas um minuto o seu tempo diário de banho, a energia economizada em um ano equivaleria a mais de dez dias de operação da usina hidrelétrica de Itaipu. É um momento propício para o desperdício de energia elétrica e também de água
  • Não deixe a TV ligada à toa: Se todos os brasileiros desligassem a TV uma hora por semana, a economia gerada seria suficiente para abastecer, por um mês, uma cidade com 148 mil habitantes.
  • Atenção com a geladeira: Evite abrir a porta da geladeira desnecessariamente. Guarde ou retire os alimentos todos de uma só vez e não armazene recipientes quentes. Além disso, verifique se a borracha da porta está em boas condições. Tudo isso faz entrar menos ar quente no aparelho, o que reduz o consumo de energia para manter baixa a temperatura
  • Encha a máquina de lavar: Colocar o máximo de peças possível na máquina de lavar ajuda a economizar energia e água.
  • Evite o ferro de passar: Se possível, pendure as camisetas, camisas e blusas em cabides para que elas sequem e desamassem naturalmente. Quando for usar o ferro, passe o máximo de peças possível de uma só vez, começando com aquelas que precisam de temperaturas mais baixas.
  • Compartilhe e doe roupas. Todos os dias convivemos com pessoas que necessitam de mais atenção nesta época do ano, e além de contribuir para uma sociedade melhor, podemos pensar no consumo responsável. Doe roupas e cobertores para instituições, veja se não possuem mais tanta utilidade.
  • Se policie quanto ao uso de aquecedores. Utilize o tempo necessário para que o equipamento aqueça aquele ambiente.

O inverno é um momento muito adequado para o plantio de hortaliças. Além de ser uma economia financeira, fazer uma horta em casa se tornou algo fácil.

Em qualquer época do ano devemos cuidar e preservar nosso meio ambiente. Essas atitudes simples podem fazer uma grande diferença.