Leitura e escrita ficam comprometidas durante a quarentena

Leitura e escrita ficam comprometidas durante a quarentena

Leitura e escrita ficam comprometidas durante a quarentena

A fonoaudióloga Dani Caropreso destaca a importância de atividades voltadas para a fala e cognição,  colaborando para o desempenho escolar

Leitura e escrita ficam comprometidas durante a quarentena, aponta especialista. Com a suspensão das aulas devido à pandemia do novo coronavírus, os estudantes estão em casa com seus pais ou responsáveis, que tentam conciliar o home office, as atividades domésticas e as tarefas escolares.

O desafio tem sido grande para os familiares que se sentem sobrecarregados com tantas funções acumuladas durante a quarentena. “Porém, são as crianças e adolescentes que têm um grande embate com o conteúdo das disciplinas ensinado à distância, ressalta a fonoaudióloga Dani Caropreso.

Os alunos estão tendo que se adaptar a uma nova rotina, longe das salas de aula, da presença física de professores, orientadores pedagógicos, psicopedagogos e colegas. “É um novo tipo de aprendizado que exige mais do que nunca foco e disciplina, a fim de garantir o bom rendimento neste ano letivo”, afirma.

Segundo ela, leitura e escrita são um dos principais pontos a serem trabalhados pelo fonoaudiólogo para o bom desempenho dos estudantes. Com a ansiedade e dispersão causadas pelo isolamento social, estas duas habilidades são as primeiras a apresentarem baixo rendimento. Consequentemente, influencia no resultado de outras disciplinas, que exigem, por exemplo, interpretação de texto adequada, como Matemática.

“É papel do fonoaudiólogo, como tutor da comunicação, ajudar a combater o déficit escolar neste momento de isolamento social. Colaborando, por exemplo, em atendimentos online para a correção de trocas de letras e fonemas, no combate à dislexia e ao Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH)”, exemplifica a fonoaudióloga e também especialista em Laserterapia.

Dani Caropreso dá algumas dicas para os familiares contornarem a situação: “Crie rotinas diárias. A elaboração de um calendário com as atividades, identificadas por cores, colabora para o cumprimento dos deveres escolares.”

*Por Dani Caropreso – Integrante da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia

GARANTA SUA CÓPIA AGORA DESSE CHECKLIST GRATUITO

Você investe horas para colocar o seu produto no papel, mas na hora de colocar em prática, trava e não sai do lugar?

Este checklist vai te ajudar em:

Principais itens que você não pode esquecer, o que fazer antes e durante um lançamento, como estruturar todo seu projeto e isso tudo de maneira prática e simplificada.

Garanta sua cópia agora desse checklist e economize tempo e esforço!

Clique aqui ou no Botão abaixo para baixar!

BAIXAR CHECKLIST

Para conhecer o projeto e planos CLIQUE AQUI

novafamilia.online

COMUNIDADE DE COLUNISTAS

Para saber mais sobre o colunista da matéria, clique aqui.

Compartilhe esse post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no print
Compartilhar no email

Veja os últimos posts

Antifrágil

Antifrágil. Vivemos no mundo VUCA com quatro características: volatilidade, incerteza, complexidade e ambiguidade. Você já deve ter observado que tudo mudou e a essa altura

Continuar Lendo »