Ouvir Pausar

Pai presente e consciente

Empresa de Goiânia estimula funcionários com filhos recém-nascidos a dividirem tarefas no cuidado com o bebê

Pai presente e consciente

O debate sobre a divisão de tarefas no cuidado com os filhos tem ganhado cada vez mais espaço, e a velha ideia de que apenas as mães são responsáveis por acompanhar seus bebês já ficou para trás. No entanto, muitos homens ainda resistem a essa mudança de mentalidade e acabam sobrecarregando suas companheiras durante os primeiros meses de vida dos recém-nascidos. Para estimular um novo olhar sobre esse tema, a Consciente Construtora e Incorporadora realiza uma ação permanente para estimular os funcionários do sexo masculino a viverem plenamente todos os aspectos da paternidade.

Desde 2017, a empresa goiana desenvolve um programa interno que contempla tanto as mamães quanto os papais. Os funcionários que estão esperando um novo filho são contemplados com um kit de cuidados com o bebê e também uma cartilha educativa com dicas e informações importantes sobre os primeiros meses de vida. Não há distinção entre os sexos. Os futuros pais e mães recebem o mesmo tratamento da empresa, que procura conscientizá-los sobre a importância de estar presente no dia a dia do bebê.

Na cartilha, o papai encontra orientações para demonstrar interesse e dividir tarefas na hora de cuidar do bebê, informações sobre vacinas e organização das finanças, entre outras dicas. Todas as informações contidas nos textos são certificadas por especialistas em saúde de recém-nascidos. Um dos funcionários contemplados pelo programa é o auxiliar de eletricista Carlos Antônio da Fonseca, que trabalha nas obras do Gaia Consciente Home e este ano vai passar o primeiro Dia dos Pais ao lado da pequena Charlotte, nascida no mês passado.

“Estou muito feliz por ser pai e pela chegada dessa mocinha linda. O pai precisa dividir tudo com a mãe e estar presente no cuidado com o filho, em tudo o que for necessário. É fundamental que a criação não sobrecarregue apenas a mulher. Temos que ajudar tanto nos cuidados com a criança quanto também nas tarefas da casa. É uma jornada muito cansativa, e por isso mesmo precisamos dividir bem os afazeres e as responsabilidades. Mas, ao mesmo tempo, é muito gratificante participar desse processo", reflete Carlos Antônio.

Segundo o auxiliar de eletricista, as informações contidas na cartilha distribuída pela Consciente estão sendo de grande valia nestes primeiros dias de vida da pequena Charlotte. Entre as dicas e orientações presentes no texto, Carlos Antônio destaca as orientações para a troca de fralda do bebê como uma das mais úteis. Para ele, a cartilha foi fundamental para ter acesso a algumas informações e dicas importantes. Além disso, a iniciativa da Consciente ajuda a desmistificar o preconceito de homens em relação aos cuidados com o bebê.

“Seja na hora do banho, durante as tarefas do dia a dia ou nos turnos da madrugada, as informações contidas na cartilha têm sido preciosas. A cartilha ressalta, por exemplo, a importância de o pai ajudar na hora de trocar as fraldas, e isso é muito gratificante porque nos estimula a participar ativamente do dia a dia dos filhos. Nós vivemos em uma sociedade cheia de preconceitos, e muitos homens acham que tarefas domésticas devem ser realizadas exclusivamente por mulheres. Acredito que todos devem ajudar e me sinto honrado em contribuir nas tarefas. Isso não me faz menos homem. A cartilha da Consciente reforça muito essa conscientização sobre a importância de os maridos ajudarem suas esposas nas tarefas do dia a dia e no cuidado com os filhos. Além disso, os itens contidos no kit, como banheira, toalhinha, cortador de unha, fralda e sabonete líquido, têm sido de grande utilidade. Me senti muito acolhido com essa ação da empresa”, destaca Carlos Antônio.

O funcionário da Consciente, que já tinha duas filhas, está ansioso pelo primeiro Dia dos Pais ao lado da nova caçulinha da família e faz questão de transmitir a mensagem aprendida com a paternidade: “O pai precisa estar presente, estar perto, disponível para os filhos. Seja um pai presente, acompanhe atentamente o crescimento dos seus filhos, pois esse é um momento único na vida de um homem!”, ressalta.