Ouvir Pausar

Pessoas e dEficiência: diálogos Interdisciplinares inclusivos tem como tema a inclusão social

Lançamento será realizado no próximo dia 05 de agosto e traz um compilado de 12 capítulos escritos por profissionais na área da inclusão, compartilhando suas experiências e vivências

Pessoas e dEficiência: diálogos Interdisciplinares inclusivos tem como tema a inclusão social

A psicopedagoga Fabiane Favarelli Navega, especialista em educação inclusiva há 21 anos focando seus estudos e pesquisas na área das Altas Habilidades/Superdotação, e o marido, o advogado Paulo César Tavella Navega, idealizaram e organizaram a obra, que tem a participação de vários profissionais da área da inclusão e em campos diversos. O projeto foi ganhando engajamento e muito rapidamente o grupo estava formando. O lançamento será dia 05 de agosto, de forma virtual e disponível a todos os interessados através do link: https://us06web.zoom.us/j/89236479093?pwd=ek01bWNyYmVUSWxDSEVRMlRZRDg2dz09 (Senha de acesso: 995088)

“Falar de inclusão é imprescindível em nossa sociedade. Não podemos mais aceitar uma comunidade que ainda exclui indivíduos por raça, religião, crença, orientação sexual, condições financeiras, deficiência ou transtornos neurobiológicos. Com as experiências que cada autor traz consigo na sua área de atuação, somadas a um olhar voltado para as possibilidades e não para as limitações, a obra busca contribuir para o fim do capacitismo e promover uma cultura de respeito e aceitação pela diversidade", explica o casal.
 
A obra conta com a participação de profissionais na área da educação, direito, psicologia, fisioterapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, empreendedores, político, jornalista, arquiteta e médica. O livro traz 12 capítulos com artigos desenvolvidos pelos autores citados, que contribuem com os estudos, pesquisas e vivências pessoais na área da inclusão. “Com o lançamento de Pessoas e dEficiência, nosso objetivo é  levar conhecimento aliado às experiências na área, romper com as barreiras atitudinais e despertar a consciência pela diversidade, empatia e inclusão”, acrescentam Fabiane e Paulo César.
 
O uso de tecnologia para auxiliar na acessibilidade tem sido uma ferramenta poderosa de transformação social. Sendo assim, a obra traz uma ferramenta de acessibilidade com a implementação de um QR Code que facilita a leitura para pessoas com deficiência visual. O processo de produção contou com uma equipe multidisciplinar utilizando a combinação de diferentes conhecimentos para trazer a inovação inclusiva necessária:

- Altas habilidades/superdotação: um olhar para os aspectos emocionais e sua relação com o subdesempenho acadêmico. (Fabiane Favarelli Navega)

- A Lei Brasileira de Inclusão e a tomada de decisão apoiada. (Paulo César Tavella Navega)

- Reabilitação neuropsicológica do idoso para uma inclusão eficaz. (Ana Cristina Afonso e Denise Wendland)

- Orientação e mobilidade na infância: sugestões de atividades. (Andréia Sankako e Lígia Braccialli)

- Educação Inclusiva e a educação especial na perspectiva inclusiva. (Carolina R. Videira, Érica L. Plotek e Samara C. Y Goya)

- Superações do adulto com diagnóstico tardio: TDAH e dislexia. (Denise Wendland e Ana Cristina Afonso)

- A visão do médico e a expectativa da família sobre a inclusão escolar: os modelos de saúde, a insistência no diagnóstico e a demora no início do tratamento. (Fabiana Romero Salvador)

- Acessibilidade física como forma de transformação humana. (Gabirella Zubelli)

- O capacitismo no cenário dos novos paradigmas do futuro. (Juliana Santos)

- Tecnologia assistiva: como garantir sua funcionalidade no contexto inclusivo? (Mari Zulian)

- A comunicação e as barreiras atitudinais. (Michelly Basso)

- Inovação e tecnologias assistivas (ITA) para os espectros do autismo. (Walter Marinho).
 
Apoio: Turma do Jiló