Ouvir Pausar

Por que você deve ensinar educação financeira aos seus filhos

Por que você deve ensinar educação financeira aos seus filhos
Banco de imagem

Dinheiro, investimentos, mercado de trabalho, aposentadoria, previdência privada e tantos outros assuntos são essenciais na vida adulta, mas será que é só depois de crescido que se deve aprender sobre isso?

O dinheiro é um elemento presente e necessário na vida de todos e, por isso, é importante que esse seja um assunto comum dentro das famílias e que os filhos aprendam sobre o tema desde pequenos.

É claro que você não vai dar uma aula de investimentos para crianças pequenas, mas ensinar educação financeira nas mais diferentes idades é necessário para que existam adultos mais conscientes em relação ao dinheiro, crescendo com uma relação mais saudável com ele.

O quanto esse assunto é tratado em sua família? Vamos falar mais sobre a importância da educação financeira para os filhos. Acompanhe!

Por que ensinar educação financeira para os filhos?

A educação financeira vai muito além de economizar e investir, mas está ligada também a como cada pessoa se relaciona com seu dinheiro e entende seus gastos, pensam em objetivos e fazem com que as finanças sejam aliadas em sua vida.

Ter uma boa gestão financeira desde o início da vida dá mais segurança para que as pessoas possam se organizar e traçar seus planos durante a vida.

É comum que as pessoas só pensem nesse tema depois de adultas, mas introduzir o assunto desde a infância é essencial e faz toda a diferença sobre a forma que as os filhos vão se relacionar com esse tema no futuro.

Falar sobre educação financeira e dinheiro dá diversos benefícios. Reunimos alguns deles para que você entenda por que deve se ensinar sobre o tema para seus filhos!

Aumenta a responsabilidade infantil

Lidar com dinheiro exige responsabilidade, por isso, ao ensinar sobre gestão financeira e sobre a habilidade de cuidar de seu próprio dinheiro, de seus planos e finanças, aumenta-se o senso de responsabilidade desde a rotina das crianças.

Ao entender mais sobre a importância dos gastos, a criança passa a entender melhor quando algo que ela deseja não é comprado por seus pais, além de ter mais responsabilidade com sua mesada e escolhas, por exemplo.

Faz com que o dinheiro seja valorizado

Estimular os filhos sobre a importância e valorização do dinheiro e de sua gestão é essencial, afinal, eles precisam entender que é preciso trabalho e esforço para que os pais consigam comprar aquilo que eles possuem.

Ensinar sobre finanças e dinheiro faz com que os filhos cresçam com menos tendências compulsivas em relação aos seus gastos, auxiliando na gestão orçamentária da família como um todo.

Mais do que isso, a gestão financeira faz com que a criança enxergue e aceite mais facilmente a ideia do que ela quer e do que realmente precisa, pensando melhor sobre orçamento e momentos financeiros.

Capacita a gestão financeira em toda a vida

Não é preciso esperar se tornar adolescente ou adulto para aprender a lidar com gastos e compras.

Se conceitos como compras, despesas, saldos e dívidas forem apresentadas de forma lúdica desde cedo para as crianças, elas desenvolvem a capacidade de gerir o seu próprio dinheiro, independente de qual seja a quantia.

Encoraje os cofres para guardar o próprio dinheiro para algo que a criança queira muito e incentive o uso consciente da mesada, afinal, desde cedo eles aprendem o que e quanto pode ser gasto já que “sairá do próprio bolso”.

Ensina sobre ter objetivos

Na educação financeira para crianças, os objetivos são tão importantes quanto o próprio ato de guardar. É preciso mostrar aos filhos a vantagem de poupar dinheiro para que suas metas sejam alcançadas.

Assim, desde cedo os filhos passam a ver a importância sobre planejamento e metas de curto, médio e longo prazo.

A educação financeira não deve ser uma obrigação chata dentro de casa, mas sim um assunto comum e introduzido aos poucos em conversas, atividades, mesadas e planos da família e filhos.

Fazer com que a relação com o dinheiro seja saudável faz parte da rotina de cuidados e ensino dos pais e esse não pode ser um tabu dentro de casa!

Como você trata a educação financeira em sua família? Aproveite que sabe mais sobre sua importância e introduza ela em suas rotinas!