Profissionais e vidas negras também importam para as empresas

Profissionais e vidas negras também importam para as empresas

Profissionais e vidas negras também importam para as empresas

Profissionais e vidas negras também importam para as empresas. Estamos presenciando uma onda de protestos antirracistas nos Estados Unidos e em várias partes do mundo. No Brasil, muitas pessoas aderiram à tag “vidas negras importam” (ou black lives matter, em inglês), e agora cabe a toda sociedade levar essa conscientização adiante.

A desigualdade racial deve ser pauta constante nas empresas, na mídia e nas rodas de conversa se quisermos finalmente vencer o preconceito.

Em pleno século 21, é inaceitável tratar uma pessoa de forma desigual simplesmente pela cor da sua pele. Quando abordamos o tema diversidade no mercado de trabalho, os números são assustadores. Segundo a última pesquisa do IBGE, apenas 29,9% dos cargos gerenciais são ocupados por pessoas pretas ou pardas e eles ainda ganham menos que as pessoas brancas.

De acordo com o Instituto Ethos, 4,7% dos cargos de liderança são compostos por pessoa negras. É preciso incentivar cada vez mais que as pessoas pretas assumam seus lugares, com mais espaço em universidades e nos cargos de gestão e liderança no mercado de trabalho.

Pensando nos benefícios da diversidade racial e no panorama das pessoas negras no mundo corporativo, a especialista Cris Kerr, CEO da CKZ Diversidade, empresa que há 12 anos apoia as corporações com programas e treinamentos de diversidade, apresenta dois fatos para você começar a contratar mais pretos e pardos para a sua empresa. Veja:

Fato 1: Você quer ter 35% a mais de retorno financeiro?

A pesquisa ‘Diversidade é Importante’, realizada pela McKinsey com 366 empresas no Canadá, América Latina, Reino Unido e Estados Unidos, revelou que as empresas com diversidade racial e étnica são 35% mais propensas a obter retornos financeiros.

Nos Estados Unidos, a pesquisa identificou que há uma relação linear entre diversidade racial e étnica e uma melhor performance financeira da empresa: para cada 10% de aumento na diversidade racial e étnica dos executivos seniores, o EBIT (lucro antes dos juros e impostos) aumenta 0,8%.

Fato 2: Tem muitas pessoas negras qualificadas, inclusive para a alta liderança

Um estudo do IBGE revelou que o número de pessoas negras com Ensino Superior triplicou nos últimos 10 anos. O velho argumento que dizia que “não temos negros qualificados para posições estratégicas” caiu por terra.

A verdade é que, quando tratamos de exclusão de pessoas pretas, a bola está com as empresas. As políticas governamentais vêm fortalecendo o acesso dos negros à educação, mas o aumento nas corporações continua sendo um grande desafio.

O pilar de raça ainda é um dos que mais enfrenta resistência pelas empresas, dificultando a mudança no cenário da desigualdade racial. Muitas vezes a pessoa tem competência, mas as desculpas estão relacionadas a forma como ela se veste ou até mesmo o tipo de cabelo, que não se encaixam nas normas da corporação.

Precisamos desconstruir urgentemente estes preconceitos e estereótipos que relacionam os negros como pessoas menos inteligentes e competentes.

Outro impasse é o viés de inconsciente, principalmente o viés de afinidade, que é a tendência das pessoas se aproximarem de pessoas semelhantes. É esse fator que faz com que homens brancos, que são a maioria nos cargos de liderança, tenham tendência a contratar e promover somente outros homens brancos.

É importante esclarecer que a única barreira que separa uma pessoa preta de uma pessoa branca chama-se oportunidade! Prepara-se para sair na frente e contratar negros que vão agregar muito valor à sua empresa.

*Por Cris Kerr e CKZ Diversidade

https://m.polishop.vc/novafamilia/

COMUNIDADE DE COLUNISTAS

Para saber mais sobre o colunista da matéria, clique aqui.

Compartilhe esse post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no print
Compartilhar no email

Veja os últimos posts