Ouvir Pausar

Quais alimentos tem lecitina de soja?

Quais alimentos tem lecitina de soja?
Banco de imagem

Se você nunca ouviu falar sobre a lecitina de soja, viemos te explicar e informar quais os alimentos possuem esta fonte rica em vitamina B8, fósforo entre várias outras propriedades que ajudam a melhorar ainda sua saúde e bem estar. Nada melhor do que ficar por dentro do que faz bem ao nosso organismo, não é mesmo? Por isso continue lendo nosso texto, caso queira mais informações. Vamos lá? 

Quais os benefícios da lecitina de soja?

A lecitina de soja oferece um variado benefício para as pessoas. É um suplemento retirado da extração de óleo dos grãos da soja que beneficia a saúde das mulheres, auxiliando nos sintomas da TPM e também da menopausa. Além dessas qualidade da lecitina aqui citadas, também é um elemento que auxilia nos tratamentos relacionados a estresse, alzheimer, colesterol e ainda evita o desenvolvimento de doenças cardiovasculares.

Para que serve?

Como dito anteriormente, este suplemento é benéfico e pode ser utilizado para diversas finalidades que incluem uma boa saúde e bem estar. Iremos explicar melhor, detalhadamente, a respeito dos benefícios anteriormente citados.

Colesterol

Este suplemento ajuda o organismo a reduzir a absorção daquelas gorduras que não são benéficas para o nosso corpo, fazendo com que sejam eliminadas pelas fezes.  Dessa forma, a lecitina ajuda na diminuição do colesterol maléfico, ou seja, para quem precisa tratar o colesterol alto, é uma boa ideia conversar com seu médico para saber mais opiniões sobre o assunto.

Menopausa

Percebemos que os benefícios da lecitina para as mulheres são altos, não é mesmo? A lecitina pode ajudar nas variações e mudanças hormonais que acontecem no corpo durante a menopausa, desse modo, alivia os sintomas indesejáveis. Isto acontece porque o suplemento contém colina, nutriente importante que contribui para várias funções do intestino.

Melhoria da memória

Sabemos que o Alzheimer é uma das doenças mais tristes que temos atualmente e que infelizmente afeta uma boa parte da população mais velha. Dito isto, o ácido fosfatídico e a fosfatidilserina presente na lecitina de soja, fazem também parte do sistema nervoso, contribuindo, assim, para a melhoria da memória e prevenção de possíveis doenças como Alzheimer e demência. 

TPM

A maioria das mulheres são frequentemente afetadas pelo mal estar e irritação nos períodos menstruais. A lecitina também pode contribuir para a diminuição desses sintomas  também graças ao ácido fosfatídico e a fosfatidilserina que diminuem o cortisol no organismo e evitam situações de estresse e depressão. 

Contraindicação

A lecitina de soja não pode ser utilizada sem indicação médica, mesmo que seja um elemento natural. Por ser um suplemento rico em proteínas, se utilizado de maneira inadequada, pode trazer reações adversas - caso seu organismo não precise de todos os componentes presentes no suplemento.

Alimentos que contêm lecitina de soja

Por incrível que pareça, muitos alimentos doces possuem o suplemento. Isso porque a lecitina é responsável por dar homogeneidade para alguns tipos de alimentos. Listamos a seguir alguns desses produtos para que na sua próxima compra você fique de  olho no que escolher.

  • Margarinas: Isso mesmo, há lecitina nas margarinas. Isso acontece principalmente nos produtos que contêm alto teor de gordura. A lecitina deixa a margarina homogênea evitando a formação de salpicos que podem atrapalhar a utilização do alimento.
  • Leite em pó: Em muitos leites em pó a lecitina é utilizada para fazer com que a gordura do produto não seja visível aos olhos do consumidor.Imagina que coisa horrível ver bolhas de gordura quando o pó é misturado na água? A lecitina é utilizada para deixar tudo emulsificado.
  • Barra de cereal: Esse é fácil de prever né? Muitas barrinhas de cereais são vendidas com a promessa de serem fit ou na danificarem tanto o organismo quanto as barras de chocolate calóricas.
  • Achocolatado em pó: Para o achocolatado em pó, a mesma dinâmica dita a respeito do leite em pó se encaixa perfeitamente neste tópico. Da mesma forma, a lecitina vai nesses produtos para evitar o acúmulo de gorduras. 
  • Torrada integral: Estávamos falando muito de doces, não é mesmo? Pois bem, as torradas integrais também possuem certas quantidades deste suplemento. As torradas  são as melhores opções para quem quer ter uma alimentação saudável e mais equilibrada. Por esse caso, aqui a lecitina é um grande aliado com as outras proteínas presentes nas torradinhas integrais.
  • Pão: Sim! Nos pães também podemos encontrar este suplemento. No alimento ele é responsável, além da homogeneidade, pela conservação e regulação da acidez.

Espero que depois de todas estas informações sobre lecitina de soja, vocês possam se atentar melhor e, a partir de agora, saber quando vocês estão consumindo este suplemento utilizado para regular e equilibrar o funcionamento de nosso organismo! 

Caso tenha gostado deste texto, compartilhe com algum amigo que também se interesse pelo assunto relacionado a gastronomia, certo? Até a próxima, pessoal!