Ouvir Pausar

Retorno das aulas presenciais: misto de temor e alívio

nsegurança dos pais pode ser minimizada com novidade do mercado que inativa o coronavírus em um minuto após sua aplicação em superfícies, encerrando o ciclo de proliferação

Retorno das aulas presenciais: misto de temor e alívio
Banco de imagem

Desde o início da pandemia diversas medidas de segurança foram tomadas para proteger ao máximo a população. Dentre elas, o fechamento das escolas, que precisaram se adaptar para o ensino a distância. Quase dois anos se passaram, e vivemos o mesmo dilema acerca da segurança de todos.

Será que é o momento de voltar? Essa é a principal pergunta dos pais e mães que ainda tem medo de expor seus filhos e não se sentem à vontade em enviá-los para a escola. Do outro lado, familiares aflitos com a defasagem do ensino a distância e com a falta de socialização entre as crianças, que torcem para a retorno total das aulas presenciais. Vivemos num verdadeiro misto de temor e alívio a cada medida de segurança anunciada pelo governo.

Do outro lado, temos Instituições preparando protocolos e cronogramas para receber seus alunos e iniciativas privadas que visam contribuir com a retomada segura das aulas presenciais. Uma delas é a inovação do químico Hermes Paulo de Amorim Filho: um Verniz inteligente bactericida e virucida, nomeado de Revitare Nano, que quando sobreposto a superfícies e objetos inativa a ação do Covid-19 após um minuto de aplicação, fazendo com que ela deixe der ser hospedeira de vírus e demais bactérias.

O produto, incolor, a base de água, não tóxico e sem cheiro, tem em sua composição nanopartículas de prata, que são as grandes responsáveis por proteger as superfícies, desativando a ação de vírus e bactérias. Versátil, o verniz pode ser aplicado em diferentes superfícies e revestimentos – paredes, tetos, papéis de parede, metais, madeiras e até têxteis - e ainda realça a cor original, impermeabilizando e tornando lavável o local que estiver aplicado.

“Quando aplicamos o verniz em carteiras, mesas, nas paredes das salas e lousas, nós inativamos a ação do vírus e quebramos o seu ciclo de proliferação”, conta o químico. “Essa é a solução que faltava para que os pais se sintam mais seguros na retomada das aulas, e um ambiente protegido fará toda a diferença nesse momento”, finaliza Hermes.

Revitare Nano foi testado pelo Laboratório de Virologia do Instituto de Biologia da Universidade Estadual de Campinas - em vírus da mesma família do Coronavírus, e sua eficácia foi comprovada com 99,9%. É aprovado pela Anvisa e não oferece nenhum risco a saúde.

O Colégio 8 de Maio, localizado em Itapecerica da Serra - SP, foi um dos primeiros a imunizar suas salas de aula com o verniz. “As escolas querem oferecer um ambiente seguro para os alunos e o Revitare Nano vem como mais uma ferramenta de proteção”, conta Mariana Amorim, diretora executiva a Incocryl.