Ouvir Pausar

Saiba quando é a hora certa de pedir um aumento!

Saiba quando é a hora certa de pedir um aumento!

Você está se empenhando bastante, apresentando resultados, mas ainda não recebeu um aumento? Então, você precisa entender que não precisa esperar o seu patrão lhe dar um aumento, você pode pedir da maneira certa e ter grandes chances de conseguir a sua promoção.

Além do salário, um emprego se valoriza pelo número de benefícios flexíveis que a empresa oferece, como por exemplo, a previdência empresarial, o auxílio-doença e muitos outros tipos de assistência. É importante pensar em todos os pontos antes de tentar abrir negociações.

Por medo, a ansiedade e o nervosismo muitas vezes tomam conta e isso impede que o profissional peça o aumento. É preciso ter confiança, saber argumentar e ter paciência para explicar os seus pontos e pedir o aumento.

Existe a hora certa para pedir um aumento?

Não há uma regra, uma definição do “melhor momento” para pedir um aumento. Porém, existem momentos ruins para fazer uma tentativa, como por exemplo, numa semana em que a empresa anunciou diversas demissões ou divulgou um balanço financeiro negativo.

Outro momento complicado para pedir um aumento é quando a empresa está envolvida em um evento ou um projeto muito grande. Nestes momentos, todos os colaboradores e gestores estão focados nessa demanda. Então, pedir um aumento nessa situação pode não ser a melhor opção.

Talvez o melhor momento para se pedir um aumento seja em situações calmas, quando a empresa está numa semana tranquila. Outra boa dica é pedir um aumento depois de entregar um bom resultado em um projeto, por exemplo. Esse pode ser um bom momento para pedir um aumento e ter bons argumentos para pleitear o aumento.

Confira abaixo as nossas dicas de como encontrar o melhor momento para pedir um aumento:

Elabore os seus argumentos

Os argumentos são muito importantes para conquistar o aumento. Então, a primeira dica é preparar a sua argumentação para aumentar o salário. Se prepare com antecedência para que você tenha argumentos que sejam consistentes e possam enfrentar as possíveis objeções criadas pelo seu patrão.

Reflita sobre a sua situação atual

Antes de pedir um aumento, é importante refletir sobre o seu momento dentro da empresa. Se o seu desempenho for bom, tendo recebido bons feedbacks e participado de grandes projetos da empresa, talvez esse seja o momento para tentar o aumento.

Nesse ponto, se você entende que está num momento de forte produção para a empresa, não tenha medo de pedir o aumento. Você também deve pensar qual é a melhor proposta de aumento que você pode fazer para o seu patrão, como por exemplo, tentar mudar de cargo para receber um aumento em vez de simplesmente tentar um aumento para a sua atual função.

Descubra como é feito o planejamento da empresa

A maioria das empresas trabalham com um planejamento financeiro anual ou semestral. Isso significa que os salários de todos os cargos são definidos apenas quando os planejamentos do próximo ano ou semestre estão sendo feitos.

Então, é importante descobrir quando o planejamento é feito. Dessa maneira, se o orçamento do semestre é definido em junho, essa é a melhor época para pedir um aumento porque ele pode ser incluído no orçamento. Isso aumenta as chances do seu pedido de aumento ser atendido.

Pense com foco no futuro

Outra dica importante para ter o pedido de aumento atendido é ter foco sempre no futuro. Você nunca deve se focar em argumentações do passado, como por exemplo, um projeto que você já tenha entregado. Ao tentar argumentar com o bom resultado que você teve no último projeto, a empresa pode entender que você já foi pago por ele e não deve ser mais bem recompensado.

A dica é tentar argumentar com foco no futuro, mostrando para o seu gestor que o resultado do último projeto é apenas um fator que mostra um caminho para que você produza e alcance resultados ainda mais expressivos. Essa pode ser a melhor maneira para conquistar um aumento.

Respeite os limites e entenda o momento certo para abordar o seu chefe

Uma dica para evitar constrangimentos é respeitar os limites da boa convivência no trabalho. Então, é importante que você observe e aguarde o melhor momento para falar com seu superior. Dessa maneira, é importante esperar por um momento em que ele esteja sozinho e num dia mais tranquilo para iniciar essa conversa.

Não cobre uma resposta imediata

Uma dica fundamental para não perder a chance de conseguir um aumento é evitar a pressão sobre o seu superior. Não cobre uma resposta imediata, sempre respeite o tempo para que o gestor avalie o pedido e tente buscar o aumento, até porque como falamos no texto, as empresas passam por diferentes momentos ao longo do ano.

Não reaja negativamente, caso não consiga o aumento

Por fim, caso o seu pedido seja negado, a dica é evitar uma reação negativa. Entenda que você continuará trabalhando na empresa e que para isso precisa se mostrar tranquilo em meio a resposta negativa para que você possa tentar um aumento novamente no futuro.

Essas são as melhores dicas para não só encontrar o melhor momento, como também aumentar as chances de conquistar esse aumento. Dessa maneira, você estará muito mais preparado para encontrar a hora e os argumentos certos para tentar um aumento.