Ouvir Pausar

Smile Train elege HRAC-USP como o primeiro Centro de Liderança em Fissuras Labiopalatinas do Brasil

Smile Train elege HRAC-USP como o primeiro Centro de Liderança em Fissuras Labiopalatinas do Brasil

Smile Train, a maior organização filantrópica do mundo dedicada a causa da fissura, anuncia hoje o lançamento dos Centros de Liderança em Fissuras Labiopalatina, um de seus maiores investimentos até o momento, promovendo seu compromisso de melhorar a equidade em saúde global e o acesso a tratamentos de fissura seguros, acessíveis e abrangentes em todo o mundo.

A Smile Train é parceira do Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais HRAC-USP Centrinho Bauru desde 2017, já tendo apoiado tratamentos essenciais para mais de 3.000 pacientes com fissuras. A equipe multiprofissional especializada do centro inclui o professor Nivaldo Alonso, membro do Conselho Médico Consultivo Global da Smile Train; além da Dra. Terumi Okada e Dr. Cristiano Tonello, ambos membros do Conselho Médico Consultivo do Brasil. Como um Centro de Liderança em Fissuras Labiopalatinas da Smile Train, a organização apoiará o Centrinho Bauru na expansão de seu crescente papel histórico de liderança por meio de pesquisas, educação, oportunidades de treinamento e programas de tratamentos que o posicionarão como um novo polo de recursos para pacientes e profissionais em todo o Brasil.

Estima-se que cinco bilhões de pessoas em todo o mundo, incluindo muitas com fissuras, não têm acesso a cirurgias e procedimentos de anestesia seguros e acessíveis em suas próprias comunidades.

Os Centros de Liderança servirão como centros regionais para o tratamento e treinamento profissional em fissuras, fornecendo um modelo holístico e centrado na equipe de atendimento que compreende cirurgia, fonoaudiologia, suporte nutricional, psicossocial, ortodontia e muito mais. Equipado com a tecnologia de ponta e equipe com alguns dos melhores profissionais de saúde especializados nesta área, os Centros de Liderança serão um modelo para outros centros de tratamento de fissura labiopalatina e garantirão que o mais alto padrão de tratamento de fissuras esteja disponível para todos.

O impacto dos Centros de Liderança vai muito além do tratamento da fissura. Eles fortalecerão os sistemas de saúde nesses países e regiões”, disse a presidente e CEO da Smile Train, Susannah Schaefer. “Eles são uma das muitas maneiras pelas quais a Smile Train, nosso Conselho Médico Consultivo Global, Conselhos Médicos Consultivos locais e nossos parceiros estão liderando o caminho para melhorias sustentáveis ​​nos sistemas de saúde globais para criar um melhor padrão de atendimento e um futuro mais saudável e feliz em todos os lugares onde atuamos.”

Com lançamento inicial no Brasil, Chile, México, Índia, Gana, Vietnã e Filipinas, os novos centros serão estabelecidos em breve em outras regiões do globo. Nos próximos cinco anos, a Smile Train prevê a introdução de 10 centros adicionais em países de baixa e média renda, expandindo seu modelo sustentável de capacitar profissionais de saúde, treinando-os em suas comunidades para salvar as vidas de indivíduos com fissuras, enquanto constrói sistemas cirúrgicos mais fortes e resilientes em todo o mundo.

O professor Carlos Ferreira dos Santos, superintendente do HRAC-USP, comemora: “Este é certamente um grande marco na trajetória de pioneirismo e inovação do HRAC-USP. Além de reconhecer a liderança e a reputação de nossa instituição e o alto padrão dos serviços que prestamos, a ampliação dessa parceria possibilitará melhorias em nossa infraestrutura física, equipamentos e novas tecnologias, que irão beneficiar nossas atividades de pesquisa, treinamento e assistência à saúde. É uma honra para a equipe do HRAC-USP poder contribuir com sua expertise para o desenvolvimento contínuo de profissionais altamente qualificados e especializados em todo nosso país e região.”

A disparidade global de acesso a sistemas de saúde seguros e de alta qualidade, especialmente o tratamento cirúrgico especializado necessário para tratar as fissuras labiopalatinas, leva a milhões de mortes evitáveis ​​todos os anos.” disse o Dr. Larry Hollier, chefe de cirurgia plástica do Texas Children’s Hospital e presidente do Conselho Médico Consultivo Global da Smile Train. “Essa desigualdade se deve, em parte, à falta de acesso aos recursos, equipamentos e treinamento necessários para os profissionais de saúde. Tenho orgulho de fazer parte de uma organização que está comprometida em melhorar o acesso e a capacidade dos tratamentos para fissuras para crianças em todo o mundo.

O modelo sustentável da Smile Train capacita profissionais de saúde em suas comunidades locais com recursos educacionais e financeiros para fornecer cirurgias gratuitas para fissuras e tratamentos complementares para pessoas em todo o mundo. Em mais de 21 anos, a Smile Train já apoiou o tratamento de fissuras com segurança e alta qualidade para mais de 1,5 milhão de crianças em todo o mundo e continuará a fazê-lo até que todas as crianças com necessidade de tratamento tenham acesso aos cuidados que merecem.

Para saber mais sobre os esforços globais da Smile Train, por favor, visite smiletrain.org. Siga a Smile Train no Instagram @SmileTrainBrasil e curta nossa página no facebook.com/SmileTrainBrasil.

Sobre a Smile Train

A Smile Train capacita profissionais médicos locais com treinamento, financiamento e recursos para fornecer cirurgia de fissura gratuita e atendimento abrangente para fissuras em todo o mundo. Nós avançamos com uma solução sustentável e um modelo de saúde global escalável para o tratamento da fissura, melhorando drasticamente a vida das crianças, incluindo sua capacidade de comer, respirar, falar e, por fim, prosperar.

Para saber mais sobre como a abordagem sustentável da Smile Train implica em um impacto de imediato e de longo prazo, visite smiletrainbrasil.com.