Ouvir Pausar

Sopa que sai do forno com uma casquinha saborosa

Os dias frios já estão entre nós! Com isso está oficialmente aberta a temporada de caldos e sopas. Uma sopinha quentinha nos aquece e revigora. Para quem gosta de preparos inusitados dessa delícia, a sopa VGE é uma sopa de trufas negras tradicional francesa que, depois de pronta, vai ao forno coberta com massa folhada.

Sopa que sai do forno com uma casquinha saborosa
Chef Melchior ensina versão da sopa VGE

O chef Melchior Neto criou uma nova versão que também traz uma casquinha crocante para acompanhar. Na releitura do chef a sopa é um creme de queijos e a cobertura é feita com massa de pastel.

Bora pra cozinha preparar essa delícia?

Sopa creme de queijos
Por Chef Melchior

INGREDIENTES
4 xícaras de leite
2 colheres (sopa) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de azeite
2 colheres (sopa) manteiga
1 xícara de vinho branco seco
1 colher de café de sal
1 pitada de noz moscada
50g de parmesão
50g de gorgonzola
100g de muçarela ralada
4 colheres (sopa) de requeijão
Casquinha
200g de massa de pastel de forno
1 gema para pincelar
Parmesão para polvilhar

MODO DE PREPARO
Sopa
Em uma panela derreta a manteiga junto com o azeite e a farinha de trigo, misturando até que vire uma pasta amarela. Junte o leite e o vinho, mexendo sempre até virar um creme. Não se preocupe, o álcool do vinho irá evaporar e só dará sabor à sua sopa. Tempere com a noz moscada e o sal, acrescente os queijos ao creme e misture bem até ficar homogêneo.
Montagem
Coloque a sopa quente em um ramekim, é importante que tenha uma circunferência um pouco menor que a massa. Cubra a massa e pincele a gema de ovo com o píncel. Polvilhe com parmesão ralado e leve ao forno 250° por  5 minutos ou até dourar.

Rendimento: Serve 4 pessoas