Ouvir Pausar

Viagem pós-pandemia: 6 dicas essenciais para você planejá-la

Viagem pós-pandemia: 6 dicas essenciais para você planejá-la

Dica 1: destino

Primeiro de tudo: qual destino você pretende visitar (ou revisitar) em sua viagem pós-pandemia? Esse deve ser o seu ponto de partida.

E para tomar essa decisão da melhor maneira possível, é de suma importância se informar a respeito de como está a situação da Covid-19 no destino que você quer ir. 

Por exemplo, os números de casos estão baixos ou caindo? As ações e as medidas de combate têm sido efetivas? É, de fato, seguro viajar para lá?

Essas e outras informações precisam ser consideradas por você durante o planejamento. 

E só para você ter uma ideia, atualmente, mais de 100 países já estão abertos para brasileiros, e a tendência é que esse número aumente ainda mais nos próximos meses.

Portanto, a primeira dica para a sua viagem pós-pandemia é escolher, com sabedoria, qual destino você irá.

Dica 2: baixa temporada

Após escolher o seu destino de viagem pós-pandemia, é interessante que você pesquise quando é a baixa temporada nele, de modo a considerá-la para a sua viagem.

Isso porque, a baixa temporada é um período do ano caracterizado pela procura menor por um determinado destino.

E como sabemos, aglomerações e lugares cheios de pessoas podem ser um grande risco de contaminação.

Portanto, se você quer ter mais tranquilidade e segurança em sua viagem pós-pandemia, vale a pena considerar a baixa temporada.

Além de ter menos concorrência, a viagem, no geral, será mais em conta, pois os preços de passagens, hospedagem, ingressos, etc. costumam ficar melhores nesta época.

E já que falamos sobre questões financeiras...

Dica 3: planejamento financeiro

Como sabemos, milhões de brasileiros foram afetados financeiramente por causa da pandemia. Por isso, ao organizar a sua viagem, é fundamental que você faça um ótimo planejamento financeiro.

Afinal, você precisa se programar para aproveitar o destino, mas também para não ter problemas em relação ao seu dinheiro depois.

Ninguém aqui quer ficar com dívidas e com a conta no vermelho, certo?

Então, para não passar por essas situações desagradáveis, é de suma importância que você levante todos os gastos referentes a sua viagem pós-pandemia. 

Quanto mais informações e números você tiver disponíveis, melhor será o seu planejamento financeiro.

E para isso, vale a pena montar ou baixar uma planilha para organizar todos os valores em um só lugar. 

Dica 4: seguro viagem

Mesmo que a situação da Covid-19 esteja melhor e mais controlada quando você for viajar, você precisa contratar um seguro viagem. Não dá para arriscar, ainda mais porque problemas e imprevistos também podem acontecer.

Portanto, ao planejar a sua viagem pós-pandemia, procure opções de seguros, avalie o que cada um oferece de cobertura e claro, contrate um para que o seu passeio não vire uma grande dor de cabeça.

E ao pesquisar por seguros, não deixe de verificar quais oferecem coberturas para a Covid-19.

Dica 5: reservas (com cancelamento grátis)

Ao fazer uma viagem, você precisa reservar algumas coisas, como hospedagem e bilhetes/ingressos para shows, passeios, atrações, etc.

Além disso, se você pretende viajar para fora do país e ir com seu carro até o aeroporto, você precisa reservar também uma vaga em um estacionamento aeroporto Guarulhos.

Sendo assim, ao planejar a sua viagem pós-pandemia, reserve tudo o que você tem direito e, ao fazer isso, não deixe de verificar se há a opção de cancelamento grátis.

Isso porque, a Covid-19 ainda não está controlada e nunca se sabe se pode haver uma nova cepa, se haverá novas restrições e se os voos terão que ser adiados/remarcados.

Portanto, para não ter uma surpresa desagradável depois ou até mesmo prejuízos, dê preferência para reservas que ofereçam a opção de cancelamento grátis ou que sejam reembolsáveis.

Dica 6: vacina

Grande parte dos destinos ao redor do mundo só está aceitando turistas, caso apresentem o teste RT-PCR negativo e caso tenham tomado as duas doses da vacina contra a Covid-19 (exceto a da Janssen, claro, pois ela é dose única).

Portanto, a nossa sexta e última dica é: tome a vacina contra a Covid-19, ela é importante não só para a sua viagem pós-pandemia, mas também para a sua saúde e de quem você ama!