Ouvir Pausar

Brinquedo antiestresse, a nova paixão entre as crianças e os adultos

Brinquedo antiestresse, a nova paixão entre as crianças e os adultos
Banco de imagem

Já pegou seus filhos, ou talvez até mesmo você mesmo, estourando o plástico bolha? Muita gente sente uma enorme satisfação estourando os plásticos que são usados para embrulhar objetos mais sensíveis.

Agora imagina um brinquedo com bolhas de apertar, que estimula internamente e externamente o alívio da ansiedade e do estresse e auxilia no foco e na concentração, proporcionando uma reação física e emocional. Pois, esse brinquedo já existe, chamados de Fidget Toy, Bubble Fidget Toy, Fidget Cube ou POP IT são a febre do momento.

Os brinquedos são pequenos, cabem na mão, feitos de silicone, são macios e tem bolhas que emitem um som de estouro ao serem pressionadas, como os plásticos bolhas, chamados de POP. Quando você terminar de estourar de um lado, basta virar e estourar do outro lado, além de lavável, é reutilizável e ajudam os seus filhos na concentração e no aprendizado além de desenvolver a coordenação motora e noção de perspectiva.

O movimento das mãos também é importante e pode canalizar as energias das crianças fazendo com que elas aprendam mais. Para professores de psicologia, esse tipo de brinquedo ajuda até na meditação. Então é recomendado para a família inteira – visto que também é preciso aliviar a rotina agitada dos pais. 

Mas existem outros tipos de brinquedos considerados Fidgets, que você nem imagina e pode ter brincado muito na infância ou até hoje, é o caso do clássico cubo mágico, quebra-cabeças e jogos que criam padrões de montar e desmontar, as massinhas e os spinners.

Isso mesmo os Fidgets Spinners viraram febre mundial em 2017 e foi criado por uma mãe dos Estados Unidos, há 25 anos, e era uma bola com três prolongamentos de plástico, que podia ser pressionado e também girava para entreter a filha, que na época tinha sete anos e sofria de problemas neurológicos.

Os Fidgets são adquiridos em lojas virtuais ou físicas. Já existe as versões digitais da brincadeira que promete fazer bem à mente das crianças. Tem muitos pais produzindo os brinquedos com as crianças e transformando esse momento em uma doce lembrança.

É importante verificar a idade recomendada e repasse qualquer coisa com partes pequenas que possam ser engolidas.