Ouvir Pausar

Quarto infantil com ambiente de descanso e de estudos: saiba como montar

Veja as melhores dicas para criar um quarto funcional para as crianças sem abrir mão da beleza na decoração

Quarto infantil com ambiente de descanso e de estudos: saiba como montar
Banco de imagem

O quarto é um dos espaços mais íntimos e pessoais da casa. Ele é um refúgio para quem quer descansar e um laboratório criativo no momento da diversão, principalmente quando falamos dos cômodos infantis.

Montar o quarto dos pequenos é uma tarefa complexa, mas que faz toda a diferença no bem-estar deles. A cama, o guarda-roupas e todos os outros móveis devem estar de acordo com o estilo de vida, hábitos e personalidade das crianças para que o local seja acolhedor.

O grande desafio é montar um quarto que seja prático e atenda a todas as necessidades diárias, principalmente para quem conta com um espaço limitado. Confira abaixo as principais dicas para criar uma decoração funcional que inclua espaços de descanso e estudo.

Tamanho e cartela de cores

Muitos apartamentos oferecem quartos com espaço limitado. Por isso, é importante saber qual o tamanho do quarto da criança para começar a pensar na melhor decoração.

A cartela de cores também é fundamental, já que contribui para a criatividade e pode deixar o ambiente mais alegre. Azul, verde, rosa, amarelo e laranja são algumas opções interessantes. Vale evitar tons muito fortes, como o vermelho, usando-os apenas nos detalhes.

Se a criança já tem idade para opinar, é muito importante compartilhar esse processo com ela. Perguntar quais as cores preferidas, os tipos de móveis que gostaria de ter e suas necessidades. Afinal, esse é um ambiente muito pessoal e precisa ser aconchegante.

Brincadeiras e descanso

As crianças adoram brincar, não é mesmo? E o quarto é um dos melhores cômodos da casa para isso. Então, ele precisa ter um espaço em que os pequenos consigam se movimentar sem dificuldades.

Um tapete, por exemplo, é sempre bem-vindo. Assim, a criança pode sentar no chão sem ficar com frio e consegue esparramar todos os brinquedos sem dificuldades. Uma mesa baixinha para colorir e jogar alguns jogos também é uma boa ideia, assim como as paredes de giz, que são super divertidas.

Além do espaço para diversão, é importante ter um cantinho para descansar depois de gastar tanta energia. Puffs, poltronas e pequenos sofás são excelentes opções para os pequenos. O próprio tapete costuma ser usado para essa função, basta escolher um modelo confortável e acrescentar diversas almofadas.

Cantinho de estudos

O quarto também é um local de estudo para muitas crianças. Por isso, é importante montar uma estrutura adequada. Uma mesa ou uma bancada e uma cadeira confortável dão conta do recado, mas devem ter o tamanho correto para os pequenos ficarem confortáveis.

Além disso, o ambiente deve ser bem iluminado. Caso a luz do quarto não seja suficiente, vale investir em uma pequena luminária. Lápis, giz, canetas coloridas e folha sulfite são itens indispensáveis para que as crianças possam se expressar e fazer a lição de casa sem dificuldades.

Organização

É importante manter o quarto sempre organizado e ensinar aos pequenos que tudo tem o seu devido lugar. Assim, eles vão entender que cada ambiente do quarto tem uma função: um é para as brincadeiras e o outro, para os estudos.

Os nichos e as prateleiras são excelentes aliados nesse processo. Além de decorar as paredes, eles são funcionais e ajudam na organização de livros, pequenas caixas e outros objetos decorativos.

Já as caixas organizadoras, os baús e os cestos são ótimas opções para guardar itens acessíveis às crianças, como os brinquedos. Na fase escolar, é possível usar etiquetas para identificar a função desses objetos, auxiliando o processo de aprendizagem.

Por fim, vale ressaltar que todos os itens devem estar dentro da cartela de cores definida no início do processo. Desse modo, os móveis e acessórios ajudam a criar um ambiente harmônico, tranquilo e muito bonito.